Salesianas - Filhas de Maria Auxiliadora

Salesianas

Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

A opção pela fundação de uma Congregação religiosa feminina para a educação das jovens amadureceu em Dom Bosco a partir da constatação do estado de abandono e de pobreza em que se encontravam muitas jovens e da sua profunda devoção mariana. Para essa fundação, Dom Bosco escolheu o grupo das Filhas da Imaculada Conceição de Mornese. As religiosas permaneceram na casa de fundação de 1872 a 1879. Nesse curto período, uma identidade e uma espiritualidade receberam o nome da pequena cidade de origem: o “Espírito de Mornese”. Orientadas pela sabedoria formativa de Madre Mazzarello e pelo acompanhamento constante de Dom Bosco, as FMA combinaram criativamente o “Sistema Preventivo” com os recursos femininos e com as necessidades de educação da mulher e da infância, com uma presença ativa na escola e na catequese. Obtida a aprovação diocesana das Constituições pelo Bispo de Acqui no dia 23 de janeiro de 1876, as FMA, movidas pelo zelo missionário, em 1877, começaram a deixar Mornese para chegar ao Uruguai e depois à Argentina. Desde então, o Instituto se difundiu sempre mais na Itália, Europa e América.

As FMA são uma família religiosa nascida do coração grande de São João Bosco e da fidelidade criativa de Santa Maria Domingas Mazzarello. O Fundador escolheu o nome “Filhas de Maria Auxiliadora” porque queria que o Instituto fosse um “monumento vivo” de gratidão a Nossa Senhora. Na Igreja, as FMA são mulheres consagradas que, vivendo em comunidade e em meio ao povo, especialmente entre crianças, adolescentes e jovens, expressam a mística e a profecia de um amor apaixonado por Jesus. Com a certeza de que Maria Auxiliadora inspirou o Instituto, as FMA procuram testemunhar no mundo de hoje a mesma atitude que Ela tinha de fé, esperança e caridade, de comunhão com Cristo para ser como Ela “auxiliadoras”, especialmente entre os/as jovens (cf. Const. FMA, 4). Com simplicidade e alegria vivem a missão educativa e cultivam a entrega missionária ad gentes e no próprio país. Isso contribui para abrir a realidade cotidiana a amplos horizontes apostólicos. O carisma educativo Animadas pelo carisma salesiano com os traços específicos do “Espírito de Mornese”, as FMA têm como finalidade de seu trabalho o crescimento integral das pessoas, a formação à fé através da catequese sistemática e da educação à cidadania ativa, gratuidade e solidariedade. Trata-se de um projeto que harmoniza a ação educativa e evangelizadora mediante a prática do “Sistema Preventivo” de Dom Bosco e de Maria Mazzarello realizado em atenção fiel às alteradas situações dos tempos e contextos. A dimensão específica que fundamenta a tradição educativa do Instituto é a experiência carismática de Maria Domingas Mazzarello. Através da sua adesão alegre ao plano de Deus, pretendia levar cada uma das jovens ao encontro vital com Jesus. A mensagem educativa da Cofundadora do Instituto enraíza-se na atenção à pessoa e em educá-la para descobrir a própria vocação, a fim de dar uma contribuição responsável à família, à sociedade e à Igreja. A educação da jovem mulher é uma opção prioritária das FMA, assumida nos vários Países com ações diversificadas: formação cultural e evangelização, inserção no mundo do trabalho, promoção de cooperativas de mulheres nas missões, recuperação de adolescentes que, nas periferias das grandes cidades, são vítimas fáceis da prostituição, do tráfico de pessoas, orientando-as a lutar por sua dignidade e elaborar uma cultura inspirada no humanismo cristão.

O Instituto “é parte viva da Família Salesiana”. Nela, as FMA participam com todos os outros Grupos da herança espiritual do Fundador e oferecem, como aconteceu em Mornese, a contribuição original de própria vocação (cf. Const. FMA, 3). Mediante a Conselheira-Geral para a Família Salesiana e as Delegadas locais e inspetoriais, as FMA dão atenção especial ao movimento de Ex-Alunas/Ex-Alunos e à Associação de Ex-Alunas/ os das FMA para que realizem com responsabilidade e autonomia a própria vocação laical na Igreja e na sociedade. Compartilham com os Salesianos o acompanhamento da Associação dos Salesianos Cooperadores e da Associação de Maria Auxiliadora.
Hoje, as FMA estão presentes em 96 países dos cinco continentes, são 13.274 e as casas são 1.370. A missão das FMA privilegia a educação integral das jovens e dos jovens que se encontram em situações de pobreza e risco, não só em Países cristãos, como também naqueles ainda não evangelizados ou descristianizados (cf. Const. FMA, 6). Nos vários contextos socioculturais, as FMA propõem-se como presença evangelizadora que cria cultura em defesa dos direitos dos mais pobres e em favor da justiça e da paz. As obras mais significativas O Oratório-Centro Juvenil: ambiente caracterizado por uma formação rica em valores humanos e cristãos, que se concretiza em uma série de atividades adequadas às diferentes idades e ao meio ambiente. O Oratório-Centro Juvenil propõe-se criar uma autêntica comunidade juvenil reunida ao redor do Senhor. Apresenta-se como uma proposta de educação não formal adequada também a contextos inter-religiosos, pois é aberta a todos os jovens sem exclusão de origem, religião ou cultura. Escolas e os centros de formação profissional: locais de elaboração cultural crítica, amadurecida no confronto constante com a visão integral da pessoa, da existência, da história e da construção de profissionalidade, segundo um projeto de vida inspirado nos valores do Evangelho. A iniciação ao trabalho e a necessidade de dar uma resposta à desocupação juvenil fizeram com que, através de diferentes configurações nos cinco continentes, se potencializasse a Formação Profissional, orientando os jovens para o mundo do trabalho e do empreendedorismo. Instituições de ensino superior: expressão da missão educativa e de uma cultura humanizante em perspectiva evangélica. Caracterizam-se pela rigorosa abordagem científica da pesquisa, pelos currículos e pelo conteúdo da docência, em sintonia com a visão cristã da pessoa humana e da vida. Em 1970, a Igreja confiou ao Instituto a Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação “Auxilium”, com sede em Roma. Obras para crianças, adolescentes e jovens em situação de risco: casas-família, comunidades abrigo, centros de acolhimento, locais onde, mediante um caminho formativo, que tem como ponto de partida a situação concreta dos beneficiários, sua condição de precariedade e abandono, procura-se acompanhar as pessoas para a liberdade e o amadurecimento integral, inserindo-as em ambientes permeados pelo Espírito de Família. Casas de Espiritualidade para jovens: oásis que oferecem a possibilidade de experimentar um caminho de silêncio, oração e contato mais prolongado e tranquilo com a natureza e com a Palavra de Deus, que dá critérios de avaliação e orientação. Centros de promoção da mulher: São ambientes com a missão prioritária de promover a autoconsciência, a inserção social, a formação cultural, a orientação à autonomia econômica e ao cuidado da saúde. Entendem tornar as jovens cientes da própria dignidade, dos seus direitos, da sua missão de educadora na família, no mundo do trabalho, na Igreja, e promotoras de uma sociedade mais humana em sinergia com o homem. Associação Internacional VIDES: “Voluntariado, Internacional, Mulher, Educação e Desenvolvimento”é a proposta de voluntariado do Instituto FMA às jovens e aos jovens dos vários continentes. Visa oferecer-lhes espaços concretos de protagonismo, gratuidade e diálogo intercultural. O voluntariado promovido é de caráter educativo, na perspectiva da reciprocidade, segundo o estilo salesiano: missionário e social em prol do desenvolvimento sustentável. Reconhecida como Associação Internacional pela legislação belga, obteve das Nações Unidas o Estatuto Consultivo do ECOSOC permitindo-lhe participar ativamente nas várias sedes ONU, com a oferta de uma contribuição específica. Escritório dos Direitos Humanos: localizado em Veyrier (Suíça), promove uma ação de formação em direitos humanos em nível das obras educativas do Instituto e foi reconhecido pelo Estatuto do ECOSOC das Nações Unidas. Todas essas obras são animadas por comunidades FMA movidas pelo ardor do “Da mihi animas cetera tolle”, com a sensibilidade feminina inspirada no carisma do Instituto, aberta à colaboração com as famílias, com as instituições, com leigos e leigas que compartilham a mesma missão.
Os principais desafios para o futuro podem ser reunidos ao redor de três núcleos: Primado de Deus Em tempos de globalização, pluralismo, mudanças velozes de época, complexidade e relativismo, o Instituto é chamado a ir ao essencial na sequela de Cristo. Por isso, empenha-se em viver a conversão pastoral com a força profética de ser, com os jovens, comunidades em saída, que testemunham e anunciam Jesus com esperança e alegria. As FMA participam do mesmo carisma com muitos leigos e leigas. Em contraposição à lógica consumista e competitiva, as FMA optampor um estilo de vida sóbrio e pela comunhão de bens, para não reproduzir no Instituto padrões culturais que gerem desigualdade, exclusão e empobrecimento. Relacionamentos Inspirado pelo caminho atual da Igreja, o Instituto opta por viver com maior profundidade o estilo sinodal nas comunidades educativas. Dom Bosco havia compreendido a força da unidade e da convergência e envolveu todos os que podiam colaborar no seu trabalho educativo em favor dos jovens mais pobres. As FMA são chamadas a “caminhar juntas”, dando visibilidade aos aspectos fundamentais, típicos do “Sistema Preventivo”, que caracterizam o estilo sinodal: sentido da sacralidade da pessoa humana, acolhida alegre e familiar, confiança, proximidade, hospitalidade, solidariedade, gratuidade, integração, reconhecimento do outro por aquilo que ele é pelo que poderá ser. Esse também era o estilo de animação de Madre Mazzarello, capaz de envolver todos os membros da comunidade educativa. Estilo que compartilha visões, desperta novas energias, abre horizontes e gera vida. Missão compartilhada A disseminação da pobreza em suas formas antigas e novas afeta principalmente as gerações mais jovens e, de modo especial, as mulheres. Considerando a pluralidade de situações, o Instituto opta por linhas de ação específicas, compartilhadas com as Ex-alunas/os, os Salesianos Cooperadores, a ADMA, as famílias, a Igreja local e o território. Nos últimos Capítulos-Gerais, foi renovado o compromisso de: •assumir o “coração oratoriano” como critério de renovação das obras e das comunidades educativas; •comprometer-se com as jovens e os jovens, ouvindo-as/os, dando confiança, encontrando-os onde vivem hoje, expressando particular solidariedade com os migrantes, refugiados e excluídos; •cuidar com maior determinação da formação de comunidades vocacionais e favorecer a cultura vocacional, levando em consideração as diferentes vocações na Igreja. Isso requer o esforço de ativar caminhos sistemáticos e inculturados de discernimento e acompanhamento vocacional das/dos jovens; •investir com planejamento na formação das FMA e dos leigos e leigas, membros da Família Salesiana que participam do carisma, superando as tentações de uma formação apressada e inadequada aos desafios educativos de hoje.

Salesianas - Filhas de Maria Auxiliadora no Nordeste