Irmãs de Jesus Adolecente

Irmãs de Jesus Adolecente

Congregação Religiosa de Direito Diocesano

O salesiano Dom Vicente Priante com um pequeno grupo de “Filhas de Maria” fundou em 1938 as Irmãs de Jesus Adolescente. As necessidades pastorais da diocese de Corumbá (Mato Grosso) e a recepção de postulantes não aceitas por outras congregações levaram o bispo a lançar as bases do instituto missionário. O lema das religiosas é “Tudo para todos”. Elas vivem a preocupação particular de “encarnar-se” no povo como Jesus em Nazaré e permanecer sensíveis às necessidades da Igreja local. Estudam e realizam o Sistema Preventivo de Dom Bosco para beber da riqueza pedagógica e espiritual contida nas poucas páginas escritas por Dom Bosco. As Irmãs de Jesus Adolescente são, hoje, 19, distribuídas em 6 comunidades presentes em 3 dioceses brasileiras. O reconhecimento oficial de pertença à Família Salesiana aconteceu em Roma, no dia 1º de janeiro de 1989, pelo Reitor-Mor, P. Egídio Viganò.

As Irmãs de Jesus Adolescente constituem uma Congregação diocesana, sob a responsabilidade do arcebispo de Campo Grande. Seu lema é “Tudo para todos”, palavras de São Paulo que orientam o seu trabalho. As Irmãs também se referem aos ensinamentos de Dom Bosco no Sistema Preventivo: ser pessoas consagradas para o bem dos destinatários a quem o Senhor as envia. Os patronos do Instituto são Jesus Adolescente e Maria Santíssima. As Irmãs olham para Nazaré como o lugar onde moram e trabalham e aprendem o espírito de família e a alegria dos relacionamentos interpessoais. Como Jesus Adolescente, são chamadas a ocupar-se das coisas do Pai, sendo presença do Seu amor pelos mais necessitados e rejeitados, para que o mundo se torne uma única família. O nome inicial de “Pequenas Irmãs de Jesus Adolescente” foi mudado em 1978 para “Irmãs de Jesus Adolescente”. Queriam expressar no nome vários elementos que caracterizam a vida do Instituto. Do ponto de vista espiritual, sua referência central é a pessoa de Jesus. Do ponto de vista pastoral, a sua referência é a atenção ao desenvolvimento integral dos destinatários, desenvolvimento humano, cristão e espiritual. Sua espiritualidade coloca no centro a pessoa de Jesus Cristo e nutre-se do Seu Evangelho. As Irmãs procuram seguir o Senhor com alegria, na simplicidade, na confiança, no mistério da sua obediência ao Pai, no dom de si a serviço do Reino, crescendo em idade, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens, fazendo-se “Tudo por todos”. Procuram contemplar e imitar a Imaculada Virgem Auxiliadora na plenitude do amor a Deus, aos irmãos e irmãs. Vivem a preocupação especial de se “encarnar” no povo como Jesus em Nazaré, e permanecer sensíveis às necessidades da Igreja particular. Aplicam o Sistema Preventivo de Dom Bosco e buscam aprofundá-lo, a partir das riquezas de pedagogia e espiritualidade contidas nas páginas selecionadas dos escritos de Dom Bosco.

O Instituto nasceu e nutriu-se do Espírito e da missão de São João Bosco e reconhece no Reitor-Mor da Sociedade de São Francisco de Sales, o centro da unidade e o vínculo de fidelidade ao Espírito salesiano. O Reconhecimento oficial de pertença à família salesiana (protocolo 89/007), é de 1º de janeiro de 1989, firmado pelo Padre Egídio Viganò, Reitor-Mor dos Salesianos.
A Congregação das Irmãs do Jesus Adolescente conta com 19 Irmãs que vivem em 6 comunidades e estão presentes em 3 dioceses brasileiras. Depois dos anos difíceis que viram uma redução drástica no número das Irmãs, o grande esforço na promoção das vocações deu seus frutos. Aberta aos valores espirituais e sociais, a Congregação procura viver a sua missão, dando uma resposta evangelizadora aos problemas concretos das Igrejas particulares com a educação popular, a pastoral familiar, as diversas atividades sociais, a atenção especial às crianças e aos idosos, especialmente os mais pobres. A família é seu lugar e espaço de evangelização, trilhando um caminho que passa pelas crianças, adolescentes e jovens. O espírito e a missão de São João Bosco no Instituto se concretizam: • na opção pelos pobres e abandonados; • no ambiente popular, em vista da sua promoção religiosa, social e cultural; • na preferência pelas Igrejas particulares carentes de clero e onde não há famílias praticantes; • na aplicação do Sistema Preventivo de Dom Bosco; • no zelo missionário.
Estratégias e desafios para o quadriênio 2018- 2021: • definir um projeto comum para a Congregação, capaz de fascinar as Irmãs e os outros; • fazer a pastoral do oratório em vista da animação profissional; • promover encontros de formação para as Irmãs, abordando os diversos aspectos da vida religiosa; • potencializar as Irmãs em algumas áreas prioritárias das “coisas do Pai” a que desejam dar atenção; • capacitar as Irmãs em algumas áreas prioritárias como a bíblica e a antropológica; • buscar um serviço de consultoria para a Congregação;

Irmãs de Jesus Adolecente no Nordeste