Comunidade Canção Nova

Associação Privada de Fiéis Leigos de Direito Pontifício

Associação Privada de Fiéis Leigos de Direito Pontifício

A Comunidade Canção Nova é uma Associação Internacional Privada de Fiéis Leigos, de Direito Pontifício, fundada em 2 de fevereiro de 1978 pelo P. Jonas Abib. Seu carisma é propor uma forma renovada de experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo. A Comunidade insere-se no contexto da Renovação Carismática Católica e tem como objetivo formar novos homens e mulheres para um Mundo Novo, por meio da evangelização. Como Dom Bosco, que se consumia pelos jovens de seu tempo, a Comunidade vive da mesma maneira, totalmente dedicada à missão de salvar almas. A Comunidade está presente no Brasil, Portugal, Itália, França, Moçambique, Estados Unidos e Israel, comunicando Jesus por meio de encontros de oração e do uso dos meios de comunicação de massa. Trabalha na educação, saúde, artes, cultura e promoção social, com o objetivo específico de contribuir concretamente para a transformação do ser humano e das estruturas sociais.

A Comunidade Canção Nova é uma Associação Internacional Privada de Fiéis Leigos de Direito Pontifício. Seu carisma é uma forma renovada e prioritária de promover a experiência de um encontro pessoal com Jesus Cristo, na eficácia do Espírito Santo. Sua missão é evangelizar, comunicar Jesus, a nova vida que ele nos deu, através de reuniões de oração e da mídia. A Comunidade também lida com educação, saúde, artes, cultura e promoção social, com o objetivo específico de contribuir concretamente para a transformação do ser humano e das estruturas sociais.

Dom Bosco entra na vida do Padre Jonas desde o nascimento. Sua mãe, hospitalizada para dá-lo à luz, apesar de todas as tentativas, não consegue. Ao lado de seu quarto, ouve falar de um novo santo dos jovens, um certo João Bosco. Fez sua oração sincera por aquela criança que nasceria. Recebe o milagre. E é assim que decide consagrar o recém-nascido aos cuidados de Dom Bosco. As dificuldades financeiras da família são muitas e, devido a um problema nos olhos do pequeno Jonas, é forçada a se mudar para a cidade de São Paulo. Morando na capital, Jonas começa a frequentar o serviço social GAP, das Irmãs da Divina Providência, que tinha como patrona Maria Auxiliadora. Dizem que certa vez se aproximou das Irmãs um padre Salesiano, que falou assim do padre Jonas: “era tão espontâneo que na época disse: eu gostaria de ser padre. Amo meu pároco, mas gostaria de ser padre salesiano”. E assim continua o seu caminho e, posteriormente, frequenta as Escolas Técnicas Salesianas, onde estuda artes gráficas, que para ele era o sinal de Dom Bosco em sua vida e que o conduziria à realização de sua vocação. Tornando-se Salesiano, o amor pelos jovens cresceu ainda mais. O lema de Dom Bosco “Basta que sejais jovens para que vos ame muito” está incorporado em sua vida, tanto que podemos dizer que toda a obra do Padre Jonas encontra um impulso no amor pelos jovens. Desde os primeiros encontros, com o advento da Comunidade e com sua capacidade de falar aos jovens com a música, usando gestos e palavras, forma novos homens e mulheres, convidando-os sem medo à santidade. O padre Jonas diz que a Comunidade Canção Nova é a extensão do sonho de Dom Bosco: uma comunidade de jovens que vive totalmente para a evangelização, tendo a santidade como objetivo final. Presença de Maria Dom Bosco disse que “foi Maria quem tudo fez”. Desde o início, a Comunidade Canção Nova reconhece a presença materna e silenciosa da Mãe de Jesus. A Canção Nova é a Casa de Maria.
Seguindo Dom Bosco, a Comunidade Canção Nova está comprometida com o processo de formação permanente. O homem e a mulher estão sempre em crescimento humano e espiritual, até chegar à estatura e maturidade de Cristo, o homem perfeito. Seu objetivo é formar novos homens e mulheres para um novo mundo, inspirado no objetivo de Dom Bosco: “formar bons cristãos e honestos cidadãos”. O Sistema Preventivo Senhor com a liberdade de filhos, e a escolher conscientemente o bem, pela sua bondade, beleza e verdade. Ao mesmo tempo, aprendemos a ser responsáveis pelo nosso processo de conversão pessoal e em comunhão com os de outros. Vivemos em comunidade para evangelizar e, evangelizando a nós mesmos, é possível levar o Evangelho a outras pessoas. O trabalho santificado A Comunidade Canção Nova é uma “comunidade de ação” pelo Reino dos Céus. Assim como Dom Bosco, que se consumiu pela juventude do seu tempo, a Comunidade vive da mesma maneira: totalmente dedicada à missão de salvar almas. Não é por acaso que o projeto de evangelização que continua até hoje, é o “Da mihi animas”. Não se trata apenas de um slogan para apoiar o trabalho de evangelização, mas um projeto de vida e missão. A veste do missionário Por algum tempo pensou-se em usar um hábito ou algo que pudesse identificar os missionários, mas o Padre Jonas indicou o sorriso como único instrumento visível do missionário da Canção Nova. Segundo ele é preciso mostrar a alegria de pertencer a Deus, mesmo nas dificuldades e sofrimentos da vida. O Reconhecimento Pontifício ajudou a organizar a Comunidade do ponto de vista institucional. O Governo-Geral é composto por nove conselheiros: o Presidente (Mons. Jonas Abib), o Vice-Presidente, o Formador-Geral, o Secretário-Geral, o Tesoureiro-Geral, o Conselheiro para os Casais, o Conselheiro para os clérigos, o Conselheiro para os celibatários e dois outros Conselheiros-Gerais. Atualmente, a Comunidade está presente em vários Países: Brasil, Portugal, Itália, França, Moçambique, Estados Unidos e Israel. Um santuário diocesano dedicado ao Pai da Misericórdia foi inaugurado na sede da Comunidade, expressão do amor misericordioso de Deus que acolhe todos os seus filhos de braços abertos. Alguns membros da comunidade dedicam-se à animação e manutenção deste santuário diocesano. O Sistema Preventivo está presente não apenas na esfera educativa do Instituto Dom Bosco, mas em toda a Comunidade. É graças à Comunidade que aprendemos a conhecer, amar e respeitar o
Um dos desafios da Comunidade Canção Nova é permanecer fiel ao modo de viver e comunicar seus princípios de vida, sendo sempre mais consagrados, assumindo-os com a Graça e a responsabilidade. Os princípios da Comunidade são: • Autoridade e submissão: para viver o conselho evangélico da obediência. • Viver da Providência: para viver o conselho evangélico da pobreza. • Convívio sadio entre os diversos estados de vida: para viver o conselho evangélico da castidade. • Reconciliação transparente e participativa: para viver a fraternidade e cultivar laços profundos.

Comunidade Canção Nova no Nordeste