Associação Damas Salesianas

Associação Damas Salesianas

Associação Privada de Fieis

As “Damas Salesianas” nasceram após a expulsão da ilha de Cuba do seu fundador, P. Miguel González, e sua chegada à Venezuela em 1961. Ele dirigiu a construção do Templo Nacional de São João Bosco em Caracas, na região de Altamira para celebrar os 75 anos da presença dos Salesianos na Venezuela. Junto ao Templo foi construído o “Complexo Social Dom Bosco”, hoje “Casa Mãe da Associação Damas Salesianas”. Instituída em 13 de maio de 1968 como Associação Privada de Fiéis, define-se como grupo de mulheres católicas leigas, engajadas na comunidade cristã e como cristãs na sociedade civil, promovendo a legítima autonomia laical e comprometendo-se na transformação da sociedade segundo o Evangelho. Atuam privilegiando a atenção à saúde, a educação para o trabalho, o resgate do jovem e da mulher em geral, a educação da mulher como meio de orientação à maternidade, a promoção da população indígena e a recuperação da mulher encarcerada, bem como micro empreendimentos.

As Damas Salesianas são um grupo de mulheres católicas, leigas inseridas na comunidade cristã e cristãs inseridas na sociedade civil constituindo uma Associação Privada de Fiéis. Promovem a legítima autonomia secular e esforçam-se para transformar a sociedade segundo o Evangelho. Sua vocação é um chamado do Espírito para santificar-se nas atividades quotidianas, trabalhando pela renovação do mundo em Cristo. É uma iniciativa do Espírito que a Associação oferece à Igreja, à Sociedade e à mulher de hoje para que, interpretando os sinais dos tempos, desenvolva de maneira especial e em estruturas próprias, a Promoção Humana e a Evangelização. Dirige-se à mulher como sujeito ativo e, ao mesmo tempo, destinatária da missão, muitas vezes inquieta com os problemas sociais, rica de valores e qualidades, capaz de dedicar parte de seu tempo para ser fator de mudança e promoção social, acreditando na Comunidade a partir do trabalho que realiza onde está inserida. Dirige-se à mulher, como sujeito ativo e ao mesmo tempo destinatária. As Damas Salesianas vivem a espiritualidade da ação, da doação, do sacrifício, do entusiasmo generoso a serviço dos outros, alimentando-se com a oração, a Eucaristia e a devoção a Maria Auxiliadora, a Dom Bosco e a São Miguel, seus Patronos. Um Conselheiro Espiritual anima o carisma do “Espírito Salesiano” em todos os Centros.

As Damas Salesianas, dão atenção à saúde física, moral e espiritual, principalmente dos necessitados. A juventude, marginalizada e fora do processo educativo, é uma área significativa do seu apostolado. Dedicam-se à infância com carências materiais, físicas e espirituais fazendo um trabalho junto às mães. Sentem-se missionárias leigas, apóstolas numa época de nova evangelização, socialmente engajadas, voluntárias por inclinação natural e por vocação ao serviço, “empresárias”, porque organizam o trabalho humano e religioso como uma empresa do Reino de Deus. Definem-se como marianas, porque mulheres, mães e esposas à imitação de Maria, com a sensibilidade feminina, o entusiasmo, a intuição e a generosidade da mulher. Evangelizam através da promoção humana, para construir a civilização do amor. Entendem resgatar a mulher moderna, sem distinção de classe, para entregá-la à ação social, promoção humana e evangelização. Atuam privilegiando a saúde, a educação ao trabalho, a recuperação dos jovens e das mulheres em geral, a educação da mulher como forma de orientar a maternidade, a promoção das indígenas, a recuperação da população feminina na prisão e as microempresas. Estruturam-se em três grandes níveis: internacional, nacional e local. Nas zonas em que estão presentes em maior número, há também o nível regional. Cada centro tem o próprio Conselho local, que está sempre em contato com o Conselho Nacional e Internacional. Contam com 3153 membros em 115 centros. São 24 centros na América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Panamá, Honduras, Nicarágua); 7 centros no Caribe (Porto Rico, República Dominicana, Curaçao); 6 Centros na América do Norte (Estados Unidos e México); 72 centros na América do Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela); 2 centros na Europa (Espanha); 2 Centros na Ásia (Filipinas) e 3 Centros na África (Angola).
As Damas Salesianas têm, para os próximos 3 anos, como desafios urgentes aumentar número de voluntárias e vocações leigas que apoiarão e fortalecerão a Associação. A Associação pretende trabalhar na atualização dos programas de evangelização e catequese para se adaptar aos desafios e mudanças contínuas propostas pela Igreja à luz de seus documentos mais recentes sobre a nova evangelização. As “Damas” querem fortalecer em cada uma de suas associadas o uso das tecnologias de informação, como as redes sociais, Internet e a melhoria da capacidade operativa nas comunicações. Prefixam-se a geração de conteúdos relacionados à evangelização, animação e formação dos voluntários vocacionais da Associação para alcançar mais pessoas em todo o mundo. A Associação Damas Salesianas, como organização, possui um elemento fundamental insubstituível, a “Dama Salesiana” que, à luz do Espírito Santo, é a executora da missão (art. 44). Seus esforços orientam-se ao recrutamento de novos voluntários, à sua formação espiritual fazendo amadurecer a capacidade de trabalhar em equipe de modo que a Associação possa crescer e continuar a desenvolver-se ao longo do tempo.

Associação Damas Salesianas no Nordeste