ADMA

ADMA

Associação de Maria Auxiliadora

A ADMA é uma associação de leigos que, no mundo todo, fiéis ao carisma de Dom Bosco, assumem o compromisso de viver a vida quotidiana imitando Maria e colocando-se como filhos sob o seu manto. Erigida canonicamente em 18 de abril de 1869, sua origem está diretamente ligada à construção da Basílica de Maria Auxiliadora em Turim e às graças extraordinárias da Virgem. Para os membros da associação, a entrega confiante a Maria traduz-se em “viver a espiritualidade do quotidiano com atitudes evangélicas, em particular com a ação de graças a Deus pelas maravilhas que realiza continuamente, e com fidelidade a ele mesmo na hora da dificuldade e da cruz, seguindo o exemplo de Maria”. Hoje a defesa e o crescimento da fé no povo de Deus atingem de maneira especial a família e as novas gerações. Por isso, a Associação de Maria Auxiliadora dedica uma atenção especial à família no centro da sua missão, por caminhos simples de formação cristã, oração, apostolado e serviço.

Para os membros da Associação de Maria Auxiliadora, a entrega confiante a Maria traduz-se como “viver a espiritualidade do quotidiano com atitudes evangélicas, agradecendo a Deus de modo particular pelas maravilhas que realiza continuamente, e sendo-Lhe fiel mesmo nas horas mais difíceis, seguindo o exemplo de Maria.”48 A adesão pessoal à Associação requer: • valorizar, em sintonia com a Igreja, da qual Maria é modelo e exemplo, a participação na vida litúrgica, em particular dos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação, na prática da vida cristã pessoal; • viver e difundir a devoção a Maria Auxiliadora, renovando as práticas da piedade popular, segundo o espírito de Dom Bosco; • imitar Maria, cultivando na própria família um ambiente cristão de acolhida e solidariedade; • manter, com a oração e a ação, a preocupação pelos jovens mais pobres e as pessoas carentes; • orar e sustentar as vocações leigas, consagradas e ministeriais da Igreja em especial as da Família Salesiana; • viver a espiritualidade do quotidiano com atitudes evangélicas, a exemplo de Maria: obediência à vontade de Deus (Fiat); agradecimento a Deus pelas maravilhas que ele realiza continuamente (Magnificat); fidelidade a Ele, também na hora da dificuldade e da Cruz (Stabat)

Promover a ADMA significa oferecer “um itinerário de santificação e de apostolado salesiano”.49 Atualmente, a defesa e o crescimento da fé no povo de Deus referem-se de modo especial à família e às novas gerações. É por isso que a Associação se renovou com atenção especial à família. ADMA Famílias: a Família no carisma de Dom Bosco Dom Bosco colocou o espírito de família no centro da sua missão. Trata-se de colocar o Matrimônio no centro e Jesus no centro do Matrimônio, e cultivar, dia a dia, a graça de ser esposos e pais. Hoje, nenhuma família pode caminhar sozinha; por isso é essencial percorrer caminhos compartilhados de fé e espiritualidade, valorizando algumas propostas: • a Comemoração de Maria Auxiliadora no dia 24 de cada mês; • os retiros mensais; • os Exercícios Espirituais anuais; • o encontro entre famílias – “Famílias em família” – com momentos de oração, partilha, convívio; • as peregrinações; • o itinerário dedicado aos namorados/noivos e aos esposos nos primeiros anos de Matrimônio. A aliança educativa é um aspecto importante e característico dessa experiência: convivência entre esposos, entre famílias diversas, entre jovens e idosos, entre consagrados e leigos, aprender a viver juntos e construir comunidades pastorais e educativas, em estilo de comunhão. Nesse contexto surgiram os grupos ADMA juvenil, jovens que desejam fazer próprios a espiritualidade e o empenho apostólico da ADMA. A ADMA está espalhada no mundo todo, em 50 Países com 100.000 membros em 800 grupos agregados à ADMA Primária de Turim, atuando em comunhão com a Igreja e demais Grupos da Família Salesiana.
O compromisso específico é viver e difundir a dimensão mariana e a centralidade da Eucaristia no carisma salesiano, tanto na Associação como na Família Salesiana, em especial comunhão com o magistério do Papa e as orientações do Reitor-Mor, dando um forte testemunho de fé num tempo de provação para a Igreja e confusão para a humanidade.

ADMA no Nordeste